Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Cateterismo: mutirão vai atender 24 pessoas a partir desta sexta-feira

Cateterismo: mutirão vai atender 24 pessoas a partir desta sexta-feira

Procedimentos serão realizados desta sexta até a próxima segunda-feira – Fotos: Secom-RR

A partir desta sexta-feira, 24, o CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem) realizará o terceiro mutirão de cateterismo do ano. A ação segue até segunda-feira, 27, a partir das 7h, sem intervalos. Para esta ação, estão previstos 24 atendimentos.

Neste ano foram realizados dois mutirões, que atenderam 48 pacientes; outros quase 200 passaram pelo procedimento no ano passado.

Conforme a diretora do CCDI, Fátima de Jesus, a regularidade nos mutirões faz com que a unidade consiga zerar a demanda reprimida e realizar os exames praticamente sem filas de espera. “Isso é bom para o paciente que não precisa ficar meses e meses na fila esperando pelo atendimento, e é bom para a gestão, que através do planejamento consegue prestar o serviço e oferecer um atendimento de qualidade para a população”, reforçou.

Antes de serem atendidos, os pacientes passam por uma avaliação clínica para verificar quem está apto no primeiro momento a realizar o exame. As pessoas que não apresentaram condições clínicas para realizar o procedimento médico são reagendados para o próximo mutirão, que será realizado no próximo mês.

Cateterismo

É um procedimento que analisa os vasos sanguíneos e do coração, para detectar anomalias em veias e artérias por meio de um cateter – uma espécie de tubo flexível.

O procedimento dura de 20 a 30 minutos e depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação e, caso não apresente alteração, é liberado em seguida. Os exames são realizados pelos cardiologistas Luís Carlos Vieira Matos, Marcelo Nakashima e Maurício Nakashima.

 

Deixe uma resposta