Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Caravana do Povo: mais de 600 moradores da Vila São Francisco foram atendidos nesta sexta-feira

Caravana do Povo: mais de 600 moradores da Vila São Francisco foram atendidos nesta sexta-feira

Além das consultas e exames, os pacientes que receberam receita médica puderam, na hora, adquirir o medicamento na farmácia e também atualizar o cartão de vacina - Fotos: Neto Figueredo

Além das consultas e exames, os pacientes que receberam receita médica puderam, na hora, adquirir o medicamento na farmácia e também atualizar o cartão de vacina – Fotos: Neto Figueredo

A fila começou cedo no Posto Médico de Saúde da Vila São Francisco, município de Bonfim, distante 80 Km de Boa Vista. Moradores da vila e comunidades próximas receberam a Caravana do Povo com vários atendimentos de saúde nesta sexta-feira, 20.

Os atendimentos ocorreram durante todo o dia. As equipes da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) realizaram atendimentos em oito especialidades nas áreas de Ginecologia, Urologia, Dermatologia, Cardiologia, Neurologia, Pediatria, Ultrassonografia e Oftalmologia. A população contou ainda com exames especializados como PSA (exame de próstata), ecocardiograma, eletrocardiograma e ultrassom. Os pacientes que receberam receita médica puderam, na hora, adquirir o medicamento na farmácia e também atualizar o cartão de vacina.

O coordenador da caravana, Francisco Monteiro, explicou a logística de todas às sextas-feiras para atender a população no Interior do estado. “O nosso maior desafio é improvisar as salas para acomodar os especialistas e pacientes, e para a realização dos exames e montagem das farmácias. Mesmo com pouco espaço conseguimos atender em média 600 pessoas aqui na Vila São Francisco desde as crianças aos idosos”, destacou.

A dona de casa, Inês da Silva, 54, relatou uma irritação na mão esquerda e procurou o atendimento com a dermatologista. “É uma grande dificuldade ir para Boa Vista e conseguir um atendimento médico rápido, nem sempre a gente tem dinheiro pra se descolar para a cidade e os médicos vindo aqui já nos ajuda muito”, explicou.

caravanasaudedopovo52

São Francisco é a terceira vila a receber os atendimentos de saúde no Interior do estado

Já o agricultor o Osvaldo de Oliveira, de 48 anos, aproveitou a oportunidade para verificar como está o coração. Na hora da consulta com o cardiologista, logo fez o exame de eletrocardiograma e constatou que precisa cuidar mais de saúde. “Fui encaminhado para fazer um exame mais específico em Boa Vista. Gostei muito do atendimento aqui perto da minha casa. Com saúde não se brinca e ter os atendimentos aqui na Vila facilita a vida de todo mundo”,

A equipe da caravana retorna à Vila São Francisco em 30 dias para entregar os óculos e resultados dos exames de PSA, que identifica o câncer de próstata.

A Caravana de Saúde do Povo já realizou mais de 21 mil atendimentos em todo o Interior do estado. “Na primeira rodada das visitas, foram contempladas as sedes municipais, neste segundo momento, a equipe atenderá nas vilas”, pontuou Monteiro.

Com base nos dados estatísticos do DPSI (Departamento de Políticas de Saúde Itinerante) quase dois mil moradores das vilas Apiaú e Campos novos, dos municípios de Mucajaí e Iracema já foram atendidos este ano. Conforme o cronograma de ações da caravana de saúde para este ano, receberão atendimentos especializados nas próximas semanas, Trairão (Amajari), Maloca da Barata (Alto Alegre), Félix Pinto (Cantá) e Maloca da Raposa (Normandia), respectivamente.

 

 

Deixe uma resposta