Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | CAPS III/Uisam: pacientes se divertem em festa junina nesta quinta-feira

CAPS III/Uisam: pacientes se divertem em festa junina nesta quinta-feira

Assistidos participaram ativamente da organização do arraial - Foto: Ascom/SesauO que para a maioria das pessoas pode significar uma simples festa, para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e Unidade Integrada de Saúde Mental (Uisam) pode ser uma ótima oportunidade para estimular a elevação da autoestima e inclusão social. Pensando dessa forma, as duas unidades promovem nesta quinta-feira, 10, uma festa junina para os usuários atendidos, familiares e equipe técnica.

O evento ocorre a partir das 18h, no Clube do Grêmio Recreativo de Subtenentes e Sargentos (Gressb), na avenida Terêncio Lima, s/n, Centro.  Lá, os presentes vão se divertir ao som de músicas e comidas típicas da época.

O arraial não tem fim lucrativo. É exclusivamente para integrar e divertir os pacientes assistidos pela instituição. Com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os técnicos da instituição e os próprios assistidos ajudaram nos preparativos para o evento.

Conforme a diretora da unidade, Romina Melo, os usuários participaram ativamente da preparação do evento ao passo que treinavam o trabalho em equipe e a coordenação motora. “Eles mesmos confeccionaram a decoração. Isso ajuda a fazê-los sentirem que estão contribuindo com algo útil, o que é fundamental para a elevação da autoestima deles”, explicou. Segundo ela, o evento reforça questões trabalhas diariamente com o grupo, como a sociabilidade e o até mesmo do senso de compartilhamento.

O CAPS III é um serviço de saúde mental comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), destinado a prestar acompanhamento, por equipe interdisciplinar, à pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Seu objetivo é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares, sociais e afetivos. Em média, 23 usuários do serviço utilizam o Caps durante o dia, de maneira contínua.

Já no âmbito ambulatorial, a Rede de Atenção Psicossocial conta com a Unidade Integrada de Saúde Mental, que atende, diariamente, cerca de 180 pacientes.

 

 

 

Deixe uma resposta