Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Capes aprova Doutorado em Recursos Naturais da UFRR

Capes aprova Doutorado em Recursos Naturais da UFRR

Edital de seleção deve ser lançado em novembro - Foto: Ascom/UFRRA Universidade Federal de Roraima (UFRR), em constante processo de investimento na pós-graduação, comemora uma recente conquista: a aprovação do Doutorado em Recursos Naturais, proposto pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT).

O curso, conforme a proposta apresentada a Capes, será interdisciplinar na área de Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas. A área de concentração está delimitada por dois marcos referenciais. O primeiro é a adoção da bacia hidrográfica como unidade de estudo e gestão ambiental. A segunda referência é o seu campo interdisciplinar: as Ciências Ambientais, capazes de realizar estudos que combinam biodiversidade, proteção ambiental e conservação das comunidades, fornecendo alternativas que envolvam o etnoconhecimento e que utilizem os recursos naturais como fonte sustentável de produtos de interesse biotecnológico.

Na avaliação do coordenador do PRONAT, professor Marcos Vital, a aprovação é resultado da experiência adquirida pelo Programa por meio dos 10 anos do Mestrado em Recursos Naturais, o qual é responsável pela formação de quase cem pessoas.

“Grande conquista. Começamos com a especialização, depois o mestrado e agora o doutorado, estamos fechando um importante ciclo. Queremos contribuir para a formação de pessoas que resolvam os problemas emergentes do Estado, a busca de produtos a partir do conhecimento tradicional”, disse o coordenador.

Edital 

O edital de seleção deve ser lançado em novembro. As aulas iniciarão no primeiro trimestre de 2015. Serão oferecidas 10 vagas e os processos seletivos serão anuais.

Pós-graduações ofertadas pela UFRR – O novo curso vem a somar com as pós-graduações já ofertadas pela UFRR: oito mestrados acadêmicos nas áreas de Agronomia, Desenvolvimento Regional da Amazônia, Física, Geografia, Letras, Química, Recursos Naturais e Sociedade e Fronteiras e dois profissionalizantes: Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e Ciências da Saúde (PROCISA). Há ainda o doutorado em rede Bio-diversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal.

 

 

Deixe uma resposta