Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Campus Novo Paraíso desenvolve projeto experimental de silvicultura

Campus Novo Paraíso desenvolve projeto experimental de silvicultura

estão sendo analisadas 12 espécies nativas da Região Amazônica - Foto: Ascom/IFRRO projeto de apoio à silvicultura de espécies madeireiras, no Sul do Estado, é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Departamento Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Câmpus Novo Paraíso e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele prevê a implantação de espécies de valor econômico em áreas de floresta alteradas e/ou desmatadas. O estudo é financiado pelo Instituto de Apoio à Ciência Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI).

Nesse experimento, estão sendo analisadas 12 espécies nativas da Região Amazônica –  abil, jutaí, roxinho, mucuíba, tatajuba, itaúba, frejó, cedro amargo, pará-pará, tachi da várzea, visgueiro e angelim saia. As mudas foram plantadas em uma área de 15 mil metros quadrados durante dois anos. 

De acordo com o coordenador do Departamento Técnico do Câmpus Novo Paraíso, Fernando Luiz Figueiredo, o projeto é de grande importância uma vez que, no Estado de Roraima, uma grande parte das propriedades está fora do que prevê o novo Código Florestal. “Em Roraima, existem muitas propriedades com extensas áreas desmatadas. Muitos proprietários já aderiram aos programas de reflorestamento e, além da conscientização, o projeto pode apontar um caminho para que esse reflorestamento seja feito de uma forma sustentável”, ressaltou Fernando. 

Silvicultura 

A silvicultura trata das atividades ligadas à implantação e regeneração de florestas. Objetiva o aproveitamento e manutenção racional das florestas em função do interesse ecológico, científico, econômico e social. 

De maneira geral, ocupa-se das atividades ligadas ao cultivo das árvores. Tem sido aplicada como um dos mais importantes instrumentos para a obtenção de matéria-prima destinada ao atendimento de diversas demandas, que vão do pequeno agricultor à grande indústria de base florestal, estando relacionada à cultura madeireira. Vem se tornando também importante instrumento nas práticas de reflorestamento destinadas às demandas ecológicas e ambientais. 

Em síntese, a silvicultura  é o ato de criar e desenvolver povoamentos florestais, satisfazendo as necessidades de mercado.  

 

Deixe uma resposta