Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Campanha contra hepatite viral se inicia nesta segunda-feira

Campanha contra hepatite viral se inicia nesta segunda-feira

As ações ocorrem ao longo da semana - Foto: ArquivoCom o intuito de mobilizar a sociedade sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da hepatite se inicia nesta segunda-feira, 28, a “Semana de Luta Contra as Hepatites Virais”. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de DST/AIDS e hepatites virais.

A primeira ação será em frente à Assembleia Legislativa do Estado, a partir das 8h30, com a realização de uma “Blitz da Saúde”. Durante toda a semana também serão feitas ações para a prevenção de hepatites virais nas unidades básicas de saúde da capital.

As equipes da Estratégia Saúde da Família farão testes rápidos, ações de imunização contra a hepatite B e distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. “A proposta da campanha é desenvolver ações diferenciadas para impactar positivamente na prevenção, diagnóstico, tratamento e controle das hepatites no município”, explicou o coordenador municipal de DST/AIDS e hepatites virais, Sandro Fernandes.

As equipes de saúde, em parceria com a Vigilância Sanitária, visitarão salões de beleza na capital para esclarecer e orientar os proprietários sobre os cuidados que se deve ter com os materiais utilizados nos serviços de manicure e pedicure. “Para evitar a transmissão da hepatite por meio de alicates e outros objetos, os profissionais desses estabelecimentos devem ficar atentos e seguir algumas recomendações básicas de higiene. Isso é importante e evita a contaminação da doença entre as pessoas que procuram o serviço”, garantiu Fernandes.

A doença 

As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Conforme estudos do Ministério da Saúde no ano de 2011, a taxa de detecção das hepatites virais em Boa Vista é de 19,3 casos de hepatites do tipo A por 100 mil habitantes, e as hepatites B com 23,6 casos a cada 100 mil habitantes.

 

Deixe uma resposta