Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Câmara discute interrupção da linha de transmissão de energia entre RR e AM

Câmara discute interrupção da linha de transmissão de energia entre RR e AM

Ninguém esta isento de fazer essas loucuras

Ninguém esta isento de fazer essas loucuras

A Comissão de Minas e Energia (CME) promove audiência pública nesta quinta-feira, 23, para debater a suspensão da implantação da linha de transmissão de energia entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR), por meio do Linhão de Tucuruí.  O problema tem impedido que Roraima esteja ligada ao Sistema Interligado Nacional de Energia.De acordo com deputado federal Edio Lopes (PMDB/RR), segundo vice presidente da CME e autor do pedido de realização da audiência, a suspensão do Linhão limita o estado.

“Roraima e o único estado da Federação que não está interligado ao Sistema Integrado Nacional. E isso tem que mudar, porque ficamos dependentes da energia comprada e fornecida pela Venezuela, país que enfrenta uma grande crise econômica, social e política”, disse.

A suspensão da obra ocorreu porque parte dela abrange 123 quilômetros da Terra Indígena Waimiri Atroari, situada entre os estados do Amazonas e Roraima.

O Ministério Público Federal constatou que a trajetória da linha de transmissão foi definida sem consulta prévia ao povo indígena e sem a realização de estudos técnicos no local. O traçado também prevê intervenções próximas ao local habitado pelo povo indígena isolado Pirititi, em área de 43 mil hectares situada no município de Rorainópolis.

Estão confirmado para participar do debate, representantes do Ministério de Minas e Energia, da Eletronorte, do Ibama e da Aneel.  A audiência está marcada para às 9h30, no plenário 14 da Câmara dos Deputados.

Com informações da Agência Câmara

 

Deixe uma resposta