Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Caer reforça a importância do uso correto da rede de esgoto

Caer reforça a importância do uso correto da rede de esgoto

esgoto1Ter uma vida saudável é um dos objetivos de muita gente. Mas quando o assunto é bem-estar, esse interesse não deve ser individual, e sim, uma preocupação de todos os cidadãos. A consciência social e o espírito de coletividade ainda precisam ser exercitados por muitas pessoas.

Neste sentido, os cuidados com a utilização adequada da rede de esgoto são fundamentais para garantir a vida útil do sistema de tubulação e ao mesmo tempo contribuir para a harmonia social.

Durante o trabalho de rotina na cidade, equipes operacionais da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) recolhem, constantemente, restos de lixo e até latinhas de cerveja jogadas dentro das caixas coletoras, que ficam instaladas nas residências. As caixas coletoras recebem a água das casas e destinam para a rede de esgoto. E quando a caixa fica com lixo, essa sujeira pode seguir e findar entupindo a rede principal.

Conforme o presidente da Caer, Danque Esbell, na maioria das vezes o entupimento de uma caixa coletora pode comprometer toda a rede. “Essa sujeira deixada dentro das caixas coletoras é um problema sério e constante. Cada vez mais as equipes que fazem o trabalho externo da companhia se deparam com situações graves, pois quando é necessário abrir a tampa da caixa coletora é encontrado lixo, muitas vezes em uma quantidade assustadora, o que pode acabar comprometendo toda a rede”, esclareceu.

esgoto2As equipes fazem a retirada do lixo e um trabalho de conscientização com os moradores sobre a importância da utilização adequada da caixa coletora. São orientações sobre a necessidade de manter a caixa limpa, principalmente em um momento em que o país está mobilizado no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, febre Chikungunya e do Zica vírus. “Essa é uma forma de mostrar a estes cidadãos que uma atitude errada pode causar transtornos pra toda a rua, pois o local acaba servindo de criadouro para o mosquito”, complementou.

Para evitar transtornos maiores as equipes operacionais atendem a demanda diária de atendimento e de forma complementar fazem a visita nos bairros. “Quando a rede principal é comprometida os danos são maiores, pois em vez de um morador, outras famílias acabam sendo prejudicadas”, disse.

Disque atendimento

A Caer registra, por meio do telefone 0800-280-9520, demandas diárias relacionadas aos problemas com a rede de esgoto. “Esse é um dos canais diretos de comunicação com a população. No momento que a empresa recebe a ligação é feito o registro e o encaminhamento para verificação pelas equipes operacionais. É importante ressaltar que esse lixo recolhido da caixa é colocado na lixeira do proprietário para que ele assuma o compromisso de colaborar com a companhia no sentido de utilizar o serviço de forma correta e garantir o convívio harmonioso em sociedade”, finalizou Esbell.

 

Deixe uma resposta