Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Braços Abertos: prefeita Teresa Surita participa de primeira reunião de bairro desta gestão

Braços Abertos: prefeita Teresa Surita participa de primeira reunião de bairro desta gestão

Fotos: Diego Dantas

Após um ano paralisado devido o período eleitoral, a reunião do programa Braços Abertos está de volta, trazendo novamente o modelo de gestão participativa aos moradores de Boa Vista. Nessa terça-feira, 11, foi o primeiro encontro da gestão, em que a prefeita Teresa Surita e secretários se reuniram com os moradores do bairro Bela Vista. Este foi o momento em que a população teve a oportunidade de dialogar com a prefeita e sua equipe, sobre diversos assuntos de interesse público e de competência do município.

É assim que funciona a gestão de Teresa Surita, ouvindo os moradores, dialogando sobre expectativas de melhorias, buscando soluções e dando um retorno à população de todas as ações desenvolvidas pela prefeitura ao longo do ano. “Esse é um trabalho que faço em todos os meus mandatos, onde eu me aproximo da população e dos problemas dos bairros. Colocamos em mapas todas as necessidades relatadas pelos moradores. E a prefeitura vem e explica o que pode e o que não pode fazer, se é de nossa competência ou não”, ressaltou a prefeita.

Quem aproveitou a oportunidade para agradecer as melhorias feitas em sua rua, foi a vendedora ambulante Maria Sena Lima, de 54 anos. Maria mora há 10 anos no bairro, e este ano está vendo a rua dos Astros receber toda a infraestrutura que está transformando a vida de quem mora no local. “Eu só tenho agradecer a toda equipe da prefeitura porque antes eu morava praticamente dentro de uma lagoa e hoje minha rua está cada dia mais linda. Sofri nove anos com os alagamentos na minha rua, já perdi móveis e isso me entristecia. Hoje é só felicidade”, disse a moradora.

Antes das reuniões, a Prefeitura de Boa Vista faz visitas técnicas para conhecer a realidade do bairro e elaborar um mapa falado de todos os pontos que precisam ser melhorados. Tudo que é analisado é apresentado aos moradores durante a reunião. Desde a gestão passada que a prefeitura de Boa Vista está levando melhorias para o bairro, embora tenha muito ainda para se fazer.

Foram construídas redes de drenagem e pavimentação asfáltica nas ruas Constelação, Sol Nascente, Rio Verde, Três Marias, Rio Madeira, Rua dos Astros, Rio Negro, Tapajós, Rio Claro e Avenida Brasil. As duas Casas Mãe do Bela Vista, assim como as demais unidades, foram reconstruídas e receberam uma estrutura nova e moderna. Uma escola municipal está em construção no bairro, com seis salas de aula com capacidade para atender 360 alunos. A prefeita já anunciou que a previsão é inaugurar a unidade no mês de maio.

O morador da rua Rio Madeira, o senhor Ludugerio dos Santos, de 43 anos, também está feliz com as melhorias feitas em sua rua. “Minha rua alagava muito, e há dois anos a prefeitura veio melhorar a situação. Umas das coisas que mais a gente observa quando chega essas melhorias é a valorização dos nossos imóveis”, disse.

Este ano, a rua dos Astros e Rio Tocantins, está recebendo um pacote de obras que contempla redes de drenagem, asfalto, meio-fio, calçada, sinalização e implantação de sarjetas. Foram 25 ruas que receberam 164 novas placas de identificação e 573 pontos de iluminação pública. Cerca de 40 moradores do bairro integram projetos sociais da prefeitura como Artcanto, Cabelos de Prata, Crescer, Dedo Verde e Rumo Certo e ainda 24 grávidas e 117 crianças assistidas pelo Família que Acolhe.

O bairro Bela Vista surgiu há 21 anos, mas precisamente em 1996. Quando famílias humildes vieram começar uma vida nova no local. Por ser uma área de invasão, o local não tinha nenhuma infraestrutura, o que dificultou por muito tempo a vida dos moradores que povoaram áreas de lagoas. As melhorias começaram a aparecer quando o bairro foi finalmente regularizado e colocado nos projetos de melhorias da Prefeitura.

Braços Abertos

Criado em 2001, o Programa Braços Abertos marcou os mandatos anteriores da prefeita. Os encontros representam um modo de governo participativo, em que a população e a prefeitura constroem juntos, soluções para a cidade. Por isso, as reuniões foram retomadas em 2014, paralisadas temporariamente em 2016 e agora retorna com novas perspectivas. Na gestão passada, foram visitados 17 bairros de Boa Vista começando pelo Cinturão Verde no dia 26 de novembro de 2014, e por último o bairro Airton Rocha no dia 3 de março de 2016.

O encontro foi ao ar livre, numa estrutura montada na rua Rio Madeira. O local contou com um espaço lúdico preparado especialmente para as crianças. Enquanto os adultos participavam da reunião, os pequenos se divertiam com jogos, livros, brincadeiras, pinturas em desenhos. A abertura foi com a apresentação dos idosos Cabelos de Prata do Cras Silvio Leite, interpretando a coreografia do Michael Jackson. E a noite foi animada pelos músicos do Instituto Boa Vista de Música.

Para a reunião também foram levados diversos serviços. No local, estava a tenda da Superintendência Municipal de Trânsito com orientações e emissão de credenciais de vaga especial para idosos e deficientes. O Procon Boa Vista também esteve presente, levando assistência aos consumidores. E ainda, em todas as reuniões, a equipe do Braços Abertos colhem as sugestões, perguntas e reclamações dos moradores.

Ceiça Chaves

 

Deixe uma resposta