Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Bolsa Família: Prefeitura promove ação de acompanhamento de condicionalidades

Bolsa Família: Prefeitura promove ação de acompanhamento de condicionalidades

Beneficiários do programa receberão atendimento - Foto: Semuc/PMBVVisando auxiliar no cumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família nas áreas de educação e saúde, a Prefeitura de Boa Vista promove neste sábado, 14, uma ação de acompanhamento às famílias assistidas pelo programa.

A ação acontece na escola municipal Ioládio Batista, das 8h às 17h, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Gestão Social que estarão verificando os compromissos assumidos pelas famílias e assim possam permanecer recebendo o benefício.

“A prefeitura irá fazer o acompanhamento gerencial para identificar os motivos do não cumprimento das condições exigidas, depois de pontuados, vamos verificar o que pode ser feito para ajudar essas famílias quanto ao cumprimento”, ressaltou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

Quem encontrar dificuldades em cumpri-las pode procurar auxílio no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) ou a equipe de assistência social do município.

“Na ação, vamos disponibilizar vacinação, pesagem e orientação sobre as condições exigidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, juntamente aos Ministérios da Saúde e Educação, quanto à permanência no Programa Bolsa Família”, frisou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes.

A previsão é que sejam atendidas 600 famílias. O descumprimento das condicionalidades exigidas pelo PBF poderá implicar na suspensão do benefício ou até mesmo no cancelamento.

Saúde 

Na área de saúde, as famílias beneficiadas assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, gestantes ou lactantes, devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.

Educação 

Na educação, todas as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes de 16 a 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%. Na área de assistência social, crianças e adolescentes com até 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), devem participar dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e obter frequência mínima de 85% da carga horária mensal.

Serviço

Ação de acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família

Onde: Escola municipal Ioládio Batista, localizada no bairro São Bento

Quando: Dia 14 de junho, das 8h às 17h.

 

Deixe uma resposta