Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Boa Vista Junina: espaços infantis fazem a alegria da criançada

Boa Vista Junina: espaços infantis fazem a alegria da criançada

Espaço Lúdico e Cantinho da Amamentação – Fotos: Fernando Teixeira

A Prefeitura de Boa Vista preparou o espaço para lá de especial para a criançada dentro do Maior Arraial da Amazônia. O espaço lúdico, coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão Social já é uma tradição dentro do Boa Vista Junina e oferece todas as noites de arraial diversas atividades voltadas para o público infantil, brincadeiras, jogos didáticos, pintura de rosto, pintura com tinta, mesa de criação de desenho e leitura pai e filho.

A gerente do Cras São Francisco, Vanessa Pinheiro, explica que o espaço foi pensado para que as crianças tivessem um momento de interação com os pais e um cantinho onde pudessem aproveitar o arraial. “Tudo foi preparado com muito carinho e pensando na família, onde os pais podem interagir com os filhos nas brincadeiras, na leitura, nos jogos. Cada noite os profissionais de um Cras trazem para o espaço lúdico as mesmas atividades que são desenvolvidas nos Cras”, disse.

A mamãe Perla Megliato visitou o espaço com os filhos Samuel de 3 anos, Ana de 5 anos e Geovana de 8, e aproveitou para fazer atividades com os pequenos. “O arraial é muito familiar, gosto muito desse espaço porque posso interagir com meus filhos, dar um pouco de atenção. Eu sempre pinto com eles e aproveitamos para fazer isso juntos hoje”, disse.

A Superintendência Municipal de Trânsito também preparou um espaço para a criançada, uma tenda interativa com orientações voltadas para a educação no trânsito. No local as crianças podem brincar na pista de trânsito educativa, recebem orientação sobre regras de circulação, fazem pinturas voltadas ao trânsito, recebem cartilhas educativas. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Programa Braços Abertos.

“Estamos trabalhando a questão da conscientização com as crianças, que levam esse conhecimento para casa e dividem com os pais, mas também estamos orientando os pais e distribuindo material educativo”, contou o chefe da divisão de prevenção e educação para o trânsito, Ney Brito.

A servidora pública Márcia Fernandes, levou a filha Paula, de 8 anos, ao espaço e aproveitou o momento de descontração em família. “Todo arraial a gente vem para esse espaço. Aqui ela se diverte. Na verdade ela aproveita o arraial mais que a gente”, destacou Márcia.

Outro espaço pensado para as crianças no Boa Vista Junina é o Cantinho da Amamentação e o Fraldário, coordenado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais. O local foi pensado para dar mais conforto para as mães que precisam amamentar seus bebês ou mesmo trocar fraldas com tranquilidade enquanto estiverem no arraial. O espaço é climatizado, com poltronas e cadeiras para melhor acomodar as mamães.

A comerciária, Maria Peixoto aprovou a ideia. “Precisei dar de mamar para minha filha, fiquei sabendo desse espaço e vim conferir. Gostei muito da ideia porque o local é confortável, a criança fica mais tranquila, sem muito barulho”, contou.

Outros serviços

A Secretaria Municipal de Gestão Social, também está atuando com uma equipe de humanização em todas as noites de arraial, fazendo abordagem social com os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), abordagem dos profissionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Shirléia Rios

 

 

Deixe uma resposta