Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Biblioteca Pública Estadual se credencia junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

Biblioteca Pública Estadual se credencia junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

Benefícios são inúmeros: qualificação de profissionais, acervo, além da assistência pelo Sistema Nacional – Foto:Secult

A partir de agora, o público que utiliza a Biblioteca Pública do Palácio da Cultura Nenê Macaggi para estudos, poderá usufruir de acesso gratuito à Internet. O novo serviço é resultado da parceria com a Univirr (Universidade Virtual de Roraima), que disponibilizou três computadores para uso dos visitantes.

Agora a Biblioteca Pública Estadual está credenciada junto ao SNBP (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas) e habilitada a fazer parte do Programa Conecta Biblioteca. O SNBP ofereceu três vagas para Roraima.

“Estamos credenciando a nossa Biblioteca Pública e as bibliotecas municipais de Alto Alegre e a do Cantá”, explicou a diretora da Biblioteca e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Tânia Magalhães.

Para a Biblioteca Pública Estadual se credenciar é necessário ter espaço físico organizado e computadores com acesso à Internet. Assim os termos de adesão firmados. Tânia lembrou que de 3 a 5 de maio, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas entrará em contato com as bibliotecas e se as estruturas já estiverem em funcionamento, passam a fazer parte do SNBP para receber os benefícios.

“Os benefícios são inúmeros: qualificação de profissionais, acervo, além do que essas bibliotecas serão assistidas pelo Sistema Nacional”, disse a coordenadora. “Quem ganha são os estudantes, que são o foco do programa e os moradores. Nosso objetivo é trazer os jovens para dentro das bibliotecas”.

Reabertura

Tânia explicou que sua ida ao Cantá no último dia 10, foi proveitosa. “Mais importante que credenciar a biblioteca junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas para participar do Conecta Biblioteca, nossa ida, resultou no empenho do prefeito Carlos Barbudo e do secretário de Cultura, Jameson Vasconcelos e equipe e, amanhã (18), às 9 horas, será reaberta essa biblioteca que estava fechada há muito tempo”, disse.

“O Conecta Biblioteca tem o patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates. O objetivo do programa é modernizar as bibliotecas com acesso à Internet, e disponibilizar cursos online aos jovens”, explicou o chefe da Divisão de Processamento Técnico da Biblioteca Pública do Estado, Tanner Menezes.

Bibliotecas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal farão parte do Programa. Ao todo serão selecionadas 92 bibliotecas públicas.

Vânia Coelho

 

Deixe uma resposta