Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | BiblioSesc é atração de todas as segundas-feiras na Escola Municipal Ana Sandra

BiblioSesc é atração de todas as segundas-feiras na Escola Municipal Ana Sandra

O Bibliosesc dispõe de mais de 3 mil livros para leitura - Fotos: Eduardo Andrade

O Bibliosesc dispõe de mais de 3 mil livros para leitura – Fotos: Eduardo Andrade

Em todo o país, 18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil e também o aniversário de um dos maiores escritores da literatura nacional, Monteiro Lobato. É nesse clima que escolas municipais se mobilizam para reforçar a importância da leitura, especialmente para a criançada que está na fase inicial da vida escolar.

O interesse pela literatura não deve ser trabalhado apenas em épocas comemorativas. Na Escola Municipal Ana Sandra Nascimento Queiroz, por exemplo, todas as segundas-feiras os alunos contam com a presença da Biblioteca Itinerante do Serviço Social do Comércio, o BiblioSesc. Mediante cadastro, os alunos têm uma rotina semanal de empréstimos de livros.

A pequena Anna Letícia, de 6 anos, é uma que não perde a oportunidade de levar um livro pra casa. E por coincidência, nesta segunda, 13, ela pegou o livro Viagem ao Céu do aniversariante da semana Monteiro Lobato.

“Todas as noites, minha mãe lê pra mim e para o meu irmãozinho. Como só eu tenho o cadastro aqui aproveito e levo um para o meu irmão também”, explicou.

O acervo do BiblioSesc conta com mais de 3 mil obras, entre livros infanto-juvenis, brasileiros e estrangeiros, bem como revistas e jornais disponíveis para empréstimos. Cerca de 200 pessoas, alunos da escola e comunidade, já foram cadastradas.

Para o gestor da escola, Renato Franklin, apesar da unidade possuir biblioteca, o trabalho do Sesc vem reforçar o ensino e ajudar a formar leitores. “Hoje temos uma média de 100 a 150 alunos que pegam livros emprestados todas as segundas. A cada semana esse número cresce. É importante perceber, enquanto educador, que o hábito da leitura aumenta em nossas crianças”, frisou.

bibliosesc2Além da Escola Ana Sandra, o BiblioSesc atende mais duas escolas da rede municipal. Às terças-feiras o caminhão segue para Escola Municipal Cantinho Feliz, na rua Macunaíma, no 13 de Setembro. E Todas as quintas-feiras é a vez de atender os alunos da Escola Municipal Vovô Dandãe, na avenida Ataíde Teive, Liberdade. Nessas unidades, a biblioteca móvel fica das 8h30 às 15h.

Semana do Livro

A Biblioteca Municipal Professor Eloy Gomes já está decorada com personagens literários para a chegada do Dia do Livro. Nesta terça-feira, 14, a Escola Municipal Silvio Leite fará uma visita à biblioteca.

Na quarta-feira, a equipe da biblioteca vai levar o Baú de Histórias Móvel para a criançada da Escola Municipal Jardim das Copaíbas, no Distrito Industrial. No baú simbólico são guardados mais de 100 livros de literaturas variados.

E também nesse clima, a Escola Municipal Sonho Infantil, no Jardim Floresta, realizará na sexta-feira, 17, atividade alusiva com exposições de livros e contação de histórias. Pela manhã inicia às 9h e à tarde às 15h.

Ceiça Chaves

 

Deixe uma resposta