Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Banco de Leite promove seminário sobre aleitamento materno

Banco de Leite promove seminário sobre aleitamento materno

Evento faz parte da Semana Mundial de Amamentação, lançada na última sexta-feira - Foto: Ascom/SesauO apoio dos profissionais de saúde é imprescindível no momento da amamentação, especialmente no primeiro momento pós-parto. Pensando nisso, o Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque, do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) realiza um seminário sobre o tema, em continuação à programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

A programação foi iniciada nesta segunda-feira, 04, e segue até a próxima quinta-feira, 7, no auditório da maternidade e é voltado para profissionais e estudantes da área de saúde. A cada dia serão proferidas duas palestras, no período da tarde, envolvendo temas como a fisiologia da lactação, observação da mamada e auxílio ao aleitamento materno, problemas de mama e ordenha, além de mitos da amamentação e desenvolvimento estomatognático. São ofertadas 30 vagas; as inscrições são feitas na hora, e as palestras iniciam às 14h e seguem até às 17h.

A coordenadora do BLH, Rosa Leal, explicou que todo profissional da saúde deve estar apto a dar o suporte necessário para as mães no período da amamentação. “O sucesso da amamentação depende do apoio dos profissionais de saúde, por isso, é feito com frequência este tipo de palestra”, disse.

A Semana Mundial de Amamentação iniciou na última sexta-feira (1º) e segue até o próximo (7). Sob o tema “Amamentação: um ganho para a vida toda”, a campanha quer contribuir para o fortalecimento das ações de promoção, proteção, incentivo e apoio ao aleitamento materno no Estado de Roraima.

Uma novidade, anunciada na abertura da Semana, é o Disque Aleitamento Materno, para o qual qualquer pessoa pode ligar gratuitamente para obter informações e tirar dúvidas sobre a amamentação. O número é 0800-728-0144. Além disso, Roraima conta agora com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno, para fortalecer as ações no Estado, por meio da articulação das estratégias de promoção, proteção e apoio a amamentação.

Para intensificar as ações de incentivo, a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau) firmou parceria com redes de supermercados e secretarias estaduais e municipais para arrecadar frascos para armazenamento de leite materno doado.

A programação da campanha inclui ainda a realização de ações de promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno pelos municípios de Boa Vista, Rorainópolis, Normandia, Pacaraima, Iracema, Caracaraí, São Luiz, Caroebe, Bonfim, Cantá, São João da Baliza, Amajari, Mucajaí, Alto Alegre e Uiramutã.

 

 

 

Deixe uma resposta