Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Bancada de Roraima cobra solução urgente para retomada dos voos em Roraima

Bancada de Roraima cobra solução urgente para retomada dos voos em Roraima

Remídio Monai: “A livre concorrência sem dúvida é uma conquista para o país, mas precisamos levar em conta o direito a mobilidade e deslocamento dos cidadãos.” – Foto: Alice Andrade

A Bancada Federal de Roraima voltou a se reunir, nesta quarta-feira, 22, com o diretor de Assuntos Regulatórios, Basílio Dias, e com a gerente do mesmo setor da Empresa Aérea LATAM, Tatiane Vieira, na Câmara dos Deputados, para tratar sobre a redução na frequência dos voos da companhia no Estado de Roraima.

Participaram da reunião os deputados Remidio Monai (PR), Hiran Gonçalves (PP), Edio Lopes (PR), Maria Helena (PSB) e Jhonathan de Jesus (PRB).

Na ocasião, os parlamentares apresentaram novamente as implicações ocasionadas pela redução e mudança nos horários dos voos. Foi pontuado a realidade do estado, seu isolamento, dificuldades com o transporte terrestre, em decorrência das correntes da BR 174.

Para o deputado Remidio Monai (PR-RR) é necessário considerar as diferenças regionais do país. “Nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas que operam no limite máximo, existe uma coordenação da Agência. Esse trabalho deveria existir também para regiões de difícil acesso e isolados como o estado de Roraima”, salientou.

O diretor Basílio Dias mencionou os prejuízos acumulados da LATAM na região Norte. “Estamos falando de um trecho deficitário para a companhia. Tentamos um acordo com o Governo do estado para redução da alíquota fiscal, mas até hoje não houve a contrapartida do estado. A redução no ICMS foi realizada pelo Governo do Amazonas, mas Roraima ainda não liberou,” afirmou.

Segundo Remídio Monai, a regulação não pode ser baseada apenas no estímulo à concorrência na região Norte. “É preciso criar alternativas viáveis à sobrevivência de pequenas empresas regionais. Garantir incentivo ou suplementação do governo. A livre concorrência sem dúvida é uma conquista para o país, mas precisamos levar em conta o direito a mobilidade e deslocamento dos cidadãos”, acrescentou o parlamentar.

O diretor de Assuntos Regulatórios da LATAM se comprometeu a encontrar uma solução urgente para retomada na frequência dos voos no Estado e na Região Norte. No entanto, destacou as dificuldades orçamentárias das empresas aéreas e mais uma vez reiterou pediu de apoio do Governo de Roraima.

Karinna Bevilaqua

 

Deixe uma resposta