Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Avançam os debates para exploração do Turismo em áreas indígenas

Avançam os debates para exploração do Turismo em áreas indígenas

O último encontro do Fórum de Desenvolvimento ocorreu na escola Joaquim Nabuco, no município de Uiramutã - Fotos: Tércio Neto

O último encontro do Fórum de Desenvolvimento ocorreu na escola Joaquim Nabuco, no município de Uiramutã – Fotos: Tércio Neto

Ao todo, 120 pessoas, entre lideranças indígenas, população e membros da sociedade civil organizada estiveram reunidas na última sexta-feira, 3, na escola estadual Joaquim Nabuco, localizada no município de Uiramutã – Nordeste de Roraima, para a quinta edição Fórum de Desenvolvimento do Progredirr (Programa de Desenvolvimento Sustentável de Geração de Empregos e Renda de Roraima).No evento foram discutidos temas como energia elétrica, saneamento básico, agropecuária, controle fitossanitário, fruticultura, entre outros. O primeiro item da pauta de discussões foi quanto à exploração do turismo, particularmente em áreas indígenas. A região de Uiramutã é conhecida pelas belas paisagens, cachoeiras e vales que estão entre os mais belos cenários do estado de Roraima.

O diretor do Detur (Departamento de Turismo), Ricardo Peixoto, falou durante o Fórum sobre a importância de buscar alternativas para o desenvolvimento da região, e o turismo seria uma das mais propícias.

“Isso representa o reconhecimento do potencial turístico da região. Estamos reunindo as associações e comunidades interessadas para divulgar um programa criado pela SEI [Secretaria Estadual do Índio]. Ele visa à exploração do turismo em áreas indígenas naquelas que assim desejarem. Lembramos que esse desenvolvimento se dará exclusivamente pelas comunidades indígenas, não será nada impositivo”, disse Peixoto.

Durante a reunião do Fórum de Desenvolvimento, indígenas da comunidade de Água Fria e outro da Lilás se manifestaram em favor de um diálogo para a exploração do turismo, porém vão consultar primeiro as comunidades e, em reunião ainda a ser definida, decidir o que seria melhor para todos.

O Diário Oficial da União do dia 12 de junho publicou a Instrução Normativa 3/2015 que estabelece normas e diretrizes relativas às atividades de visitação para fins turísticos em terras indígenas.

Todas as propostas das reuniões serão apresentadas no Fórum Estadual do Progredirr, que está programado para ser realizado de 15 a 17 de julho, em Boa Vista, em local a definir.

Uiramutã

Com população estimada de 9.309 pessoas, Uiramutã é o único município do Estado que faz fronteira com dois países: Venezuela e Guiana. Lá encontram-se o Parque Nacional do Monte Roraima e o ponto mais setentrional do Brasil, o Monte Caburaí.

Tércio Neto

 

Deixe uma resposta