Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Aurelina fala da criação de uma nova reserva indígena em Roraima

Aurelina fala da criação de uma nova reserva indígena em Roraima

Aurelina: “A homologação de reserva está sendo feita de forma sorrateira” - Foto: Hisraufre EmilianoNa manhã desta quinta-feira, 12, a vice presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputada Aurelina Medeiros (PSDB) falou a respeito da criação de uma nova reserva indígena no Estado. De acordo com a parlamentar, o governo do PT nunca respeitou Roraima e a demarcação da Raposa Serra do Sol foi um grande exemplo disto.

“A Raposa Serra do Sol representou a luta de todos e tivemos nossas terras tomadas. Fizeram a mesma prática que estão fazendo hoje com a criação desta nova reserva, trazendo índios Ianomâmis e Wai Wai para criar esta nova reserva de 43 mil hectares, acabando com a área de Rorainópolis e criando reservas em São João da Baliza”, disse.

Aurelina destacou que os índios são nômades nas mãos de políticos sem escrúpulos. “Ontem foi realizada uma audiência pública do Ibama na Assembleia Legislativa e eu me retirei porque nossa voz é pequena para ser ouvida e muitas vezes não é valorizada. Estou alertando, mais uma vez, que o governo do PT está criando uma reserva inexistente. Pessoas que moram há mais de 50 anos naquela região sabem que nunca existiu índio ali. É mais uma mentira, uma armação, uma enganação”, ressaltou a parlamentar.

Aurelina disse ainda que só tomou conhecimento da existência desta reserva indígena quando esteve no Sul do Estado tratando do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE).

“Desde então me posicionei contrária. Não vamos aprovar o Zoneamento com a criação desta reserva. A ALE-RR não vai aprovar embora ninguém nos escute em nível de estado. As informações que tenho hoje é que estão havendo demarcações de forma sorrateira e as áreas já estão em vias de serem homologadas”, disse.

A parlamentar ressaltou que a reserva Pirititi foi apresentada na audiência pública do Ibama como consolidada. “A pergunta que eu faço é: Quem em Roraima já ouviu falar em reserva Pirititi uma vez na vida? Isto está sendo feita de forma sorrateira. Nosso estado é historicamente massacrado pelo governo do PT”, finalizou.

 

 

Deixe uma resposta