Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Auditoria do Mapa: Roraima pode ganhar status de Livre de Aftosa com Vacinação

Auditoria do Mapa: Roraima pode ganhar status de Livre de Aftosa com Vacinação

Vicente Barreto: “Estamos confiantes de que teremos sucesso na auditoria” - Fotos: Raimudo Lima Com a mudança de status, novos mercados poderão ser abertos para comercialização da carne bovina de Roraima

Vicente Barreto: “Estamos confiantes de que teremos sucesso na auditoria” – Fotos: Raimudo Lima

Depois do empenho e intenso trabalho do Governo do Estado, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), para concretizar as melhorias na área de sanidade animal, finalmente chegou o dia em que o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) estará no Estado para realizar a auditoria que vai avaliar se Roraima poderá passar de Médio Risco para Livre de Aftosa com Vacinação. Os técnicos iniciarão o trabalho na segunda-feira, 23, estendendo-se até sexta-feira, 27.

Na segunda-feira, a previsão é de que os técnicos iniciem a auditoria pela sede, em Boa Vista, e no restante da semana a avaliação será realizada nas unidades do Interior do Estado. Dos 28 escritórios da Aderr, serão selecionados alguns onde os auditores irão passar nesses dias, com programação a ser definida diretamente pelo Mapa.

O diretor-presidente da Aderr, Vicente Barreto, explica que será realizada uma análise documental e entrevistas com funcionários, para avaliação de 28 itens definidos pelo Mapa, dentre eles, procedimentos de defesa animal, estrutura física dos escritórios, comunicação, vacinação, trânsito animal, cadastro das propriedades, qualidade dos veículos, capacitação técnica, logística, processos documentais, protocolos a serem seguidos, dentre outros. “O Ministério quer avaliar se o estado está oferecendo condições para que a questão sanitária possa se desenvolver”, explica Barreto.

Após essa avaliação, eles irão elaborar uma nota para cada item, enviar o relatório para Brasília e, a partir daí, o Mapa define se Roraima mudará de status. “Não temos uma data definida para este resultado, mas nossa expectativa é de que saia até o final de dezembro”, salienta Barreto.

Com a mudança de status, novos mercados poderão ser abertos para comercialização da carne bovina de Roraima

Com a mudança de status, novos mercados poderão ser abertos para comercialização da carne bovina de Roraima

“O trabalho foi realizado, por isso, estamos confiantes de que teremos sucesso na auditoria, tendo em vista que essa é uma das prioridades da governadora Suely Campos”, reforça Barreto, que completa, “passaremos as informações de forma transparente aos auditores, reconhecendo inclusive pontos que ainda precisamos melhorar, como a estrutura de alguns escritórios, já que não tivemos tempo hábil de reformar todos, e da nossa internet, que infelizmente ainda é falha no estado.

Mas as melhorias serão constantes”, garante. Com a mudança de status, novos mercados poderão ser abertos para comercialização da carne bovina de Roraima, tanto nacionais como internacionais.

Vacinação

A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa no estado encerrou-se no dia 31 de outubro e o prazo para que os pecuaristas realizassem a notificação das vacinas terminou no último dia 16. O resultado desta vacinação é um dos itens avaliados pelo Mapa. “Ainda estamos consolidando o balanço final da vacinação, mas já observamos que mais de 90% do rebanho foi imunizado, resultado que consideramos muito positivo. O produtor atendeu ao nosso chamado e esse item temos a tranquilidade de que será cumprido”, adianta o presidente.

Simone Cesário

 

Deixe uma resposta