Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | ArtCanto: conheça as vozes promissoras do projeto social que une jovens por meio da música

ArtCanto: conheça as vozes promissoras do projeto social que une jovens por meio da música

Coral Artcanto - Fotos: Vitória Barreto

Coral Artcanto – Fotos: Vitória Barreto

Quem não gosta de música? Uma combinação harmoniosa e expressiva de sons e ritmos emociona tanto quem canta como quem escuta. Estudos já comprovaram que uma melodia pode melhorar o humor, diminuir o stress e, inclusive, garantir a inclusão social e trazer esperança para adolescentes e jovens. É o que ocorre no projeto social ArtCanto da Prefeitura de Boa Vista, que utiliza a música como forma de educar.

Hoje, 320 crianças de 52 bairros da capital são atendidas pelo ArtCanto. Eles se dedicam diariamente, de segunda a sexta-feira, para garantir apresentações emocionantes em praças, escolas e instituições parceiras do município. Os integrantes ganham uma bolsa de R$ 180 para permanecerem no projeto, vale-transporte, lanche, acompanhamento psicossocial e, ainda, monitoramento dos seus desempenhos na escola.

O sonho de cantar para o mundo

Muitas dessas crianças alimentam o sonho de se tornarem grandes artistas, como é o caso do Elias Emanuel, de 13 anos de idade. Ele integra o projeto há dois anos e sonha em dar continuidade à carreira musical. Ele conta que desde que teve os primeiros contatos com a música teve certeza do que queria para o seu futuro.

“Vim de outro programa social, o Peti, logo nas primeiras aulas me apaixonei pela música. Ela traz uma alegria de viver. Quando canto, transbordo a felicidade. É algo que vem da alma. A música é isso, emoção, sentimento. Aqui no ArtCanto somos incentivados a lutar pelo que queremos e jamais desistir dos nossos sonhos”, disse o jovem.

Rafaelly Samara

Rafaelly Samara

Quem também tem o sonho de seguir na área artística é Rafaelly Samara. Há três anos no ArtCanto, ela quer ser uma artista completa, quer cantar e atuar. Ela conta que com o apoio da família e a oportunidade que encontrou no projeto está caminhado no rumo certo para realização de seu sonho.

“Música é vida! Quero crescer nesse meio. O ArtCanto nos faz acreditar que somos capazes e que tudo é possível quando acreditamos nos nossos sonho. Me sinto feliz por fazer parte dessa família”, pontuou Rafaelly.

O maestro Adonias Lima explica que o ArtCanto é um projeto motivador que trabalha com crianças e adolescentes com aulas de coral, orquestra e grupo de flauta. No projeto, muitos integrantes tiveram o primeiro contato com um instrumento musical e ainda aulas de iniciação e teoria musical, prática instrumental, palestras educativas e atividades físicas. Outro ponto trabalhado é a valorização da cultura local. Um exemplo é que o repertório do grupo possui boa parte de músicas de artistas regionais.

“O ArtCanto dá a ferramenta que possibilita essas crianças de sonharem. Trabalhamos para que eles sejam multiplicadores e levem os conhecimentos adquiridos no projeto para sua comunidade, sua família e escola. Queremos que eles sejam agentes transformadores na sociedade. Eles entram com um sonho e saem acreditando que ele é possível”, destacou Adonias.

Agenda lotada

Elias Emanuel

Elias Emanuel

O coral foi convidado para participar das festividades do natal do poder legislativo, judiciário e executivo. Prova que essa turma tem talento de sobra. A preparação do repertório está a todo vapor. Em dezembro eles participaram do Natal da Paz, promovido pela Prefeitura de Boa Vista, no Parque Germano Sampaio.

Saiba Mais sobre Elias e Rafaelly:

Nome: Elias Emanuel

Idade: 13 anos

Cantor preferido: John Newman

Cantor roraimense que lhe inspira: Neuber Uchoa

Música favorita: Roraima o Brasil começa aqui (Marcelo Guimarães)

O que a música representa: “A música traz uma alegria de viver”

Nome: Rafaelly Samara

Idade: 13 anos

Cantora preferida: Demi Lovato

Cantor roraimense que lhe inspira: Neuber Uchoa

Música favorita: Kyrie (John Leovitt)

O que a música representa: “Música é vida”

As top 10 do ArtCanto

Saibam quais são as músicas que não podem faltar no repertório dessa turma:

1 – Cidade do Campo (Eliakin Rufino)

2 – Canto das Pedras (Zeca Preto e Neuber Uchoa)

3 – Makunaimando (Zeca Preto e Neuber Uchoa)

4 – Bachianas (Nº 5 Vila Lobos)

5 – Kyrie (Missa de John Leovitt)

6 – Oh Happy Day (Lauryn Hill)

7 – Garota de Ipanema (Tom Jobim)

8 – Cruviana (Neuber Uchoa)

9 – Roraima o Brasil Começa Aqui (Marcelo Guimarães)

10 – Bicho Homem (Ronaldo Barbosa/Carlos Paulain/Simão Assayag – Boi Caprichoso)

Shirléia Rios

 

 

 

 

Deixe uma resposta