Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Após reforma geral, escola Tancredo Neves é entregue à comunidade

Após reforma geral, escola Tancredo Neves é entregue à comunidade

A entrega oficial da reforma da escola ocorreu na manhã desta quarta-feira - Foto: Neto Figueiredo/SecomA Escola Estadual Tancredo Neves, localizada no bairro de mesmo nome, foi entregue à comunidade escolar na manhã desta quarta-feira, 6, após reforma geral na estrutura física e elétrica. O investimento, do Governo do Estado, foi de pouco mais de R$ 1 milhão.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Educação e Desporto, Leocádio Vasconcelos, das adjuntas Neide Rodrigues e Betânia Thomé Avelino, e também da primeira-dama e secretária estadual de Bem-Estar Social, Selma Rodrigues e do chefe da Casa Civil, coronel Leocádio Menezes. A banda da Polícia Militar prestigiou o evento.

Criada em 1986, a Escola Tancredo Neves iniciou as atividades pedagógicas com apenas quatro salas de aula em um prédio de madeira, com 300 alunos matriculados dos bairros da localidade. Hoje são 14 salas de aula, quadra de esportes coberta, além de salas temáticas e administrativas que atendem aos 53 professores e 86 servidores administrativos.

Na reforma foram trocadas todas as janelas, esquadrias de alumínio, forro, portas, louças sanitárias, além de pinturas em geral e muro. Com essa adaptação, a escola passa a receber no próximo ano somente alunos do Ensino Médio.

Segundo o secretário de Educação e Desporto, Leocádio Vasconcelos, a prioridade é proporcionar melhores condições estruturais às escolas da rede pública estadual. “Temos como prioridade concluir as reformas em andamento e fazer alguns reparos em unidades que necessitam”, frisou.

“Hoje estamos entregando definitivamente a escola para todos os alunos e os nossos professores possam exercer as funções com condições dignas”, disse Vasconcelos, ao pedir a colaboração do alunado na conservação do patrimônio público.

A reforma ocorreu durante o período de aula, o que a tornou mais lenta, e à medida que iniciavam os serviços em um pavilhão, os alunos eram transferidos para outro bloco e o calendário adaptado a fim de não causar prejuízo intelectual aos estudantes. Apenas sete dias serão repostos para se fazer cumprir os 200 dias letivos previstos na legislação em vigor.

Segundo o chefe da Casa Civil, coronel Leocádio Menezes, o compromisso do Governo do Estado é oferecer melhor estrutura física nas escolas para que os alunos possam estudar com mais conforto e alcançar os objetivos, como aprovação em vestibular e concursos públicos.

Mais unidades de ensino passam por reformas

Com o intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) e Secretaria de Infraestrutura (SEINF), vem realizando obras de reforma geral, serviços de manutenção preventiva e corretiva e também o redimensionamento da rede elétrica das instituições de ensino. 

No momento, estão em andamento obras de reforma geral em sete unidades da Capital, interior e de áreas indígenas. Entre elas, a Escola Estadual Presidente Castelo Branco (Caracaraí), Escola Estadual Indígena Antônio Dias de Souza (Maloca do Pium – Alto Alegre) e Escola Estadual 13 de Setembro (Boa Vista), 

“Já foi praticamente concluída toda a reforma da quadra as obras continuam aqui a todo o vapor. Estamos muito satisfeitos com a reforma pois nossa escola estava merecendo”, destacou Ariete Souza Pereira, gestora da Escola 13 de Setembro que hoje atende 450 alunos na modalidade de Ensino Fundamental (4º ao 9º ano).

Recebem obras de infraestrutura também a Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete (Canauani – Cantá), Escola Estadual Barão do Rio Branco (Bonfim) e Escola Estadual Severino Cavalcante (Boa Vista). A Escola Estadual Princesa Isabel, no Centro da cidade também recebeu reforma geral na unidade, restando apenas finalizar alguns ajustes na parte elétrica. 

Além destas, terá início nos próximos dias, as obras de reforma da Escola Estadual Elza Breves, localizada no bairro Conjunto Cidadão. Os serviços contemplam rede elétrica, hidráulica, sanitária, cobertura, esquadrias, piso e pintura em geral. 

Também estão em andamento as obras de construção de uma quadra coberta de esporte na Escola Estadual Raimunda Nonato Freitas (Boa Vista), e também na Escola Estadual Leopoldo Campelo (Rorainópolis), além de reforma do muro da Escola Estadual Rui Barbosa (Taiano – Alto Alegre).

Reformas contemplam também a rede elétrica

As escolas da rede estadual de ensino estão recebendo serviços de redimensionamento da rede elétrica. A partir da execução desses ajustes, as escolas poderão instalar centrais de ar de forma segura, uma vez que as unidades de ensino construídas no passado não suportam um aumento de carga. 

Com o redimensionamento, estão sendo realizadas a troca dos transformadores, dos cabos de alimentação de energia e também a instalação de circuito independente para cada central de ar. 

Nesta primeira etapa do processo, 37 instituições de ensino da Capital serão contempladas com o redimensionamento da rede. Algumas escolas já foram contempladas com o serviço, entre elas, as escolas Ana Libória, Penha Brasil, Voltaire Pinto, Princesa Isabel, Tancredo Neves, Major Alcides, Vitória Mota Cruz, Fagundes Varela, Carlos Drummond de Andrade, entre outras.                      

 

 

 

Deixe uma resposta