Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Antirrábica: mais de 13 mil animais foram imunizados neste sábado

Antirrábica: mais de 13 mil animais foram imunizados neste sábado

Em apenas três meses, Boa Vista já cumpriu 60% da meta anual – Foto: Jackson Souza

Neste sábado, 18, a procura pela vacina contra raiva foi intensa durante a segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica em Boa Vista. Para garantir o maior número de animais imunizados, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, disponibilizou 34 postos de vacinação, incluindo o Roraima Gardem Shopping. Ao final do dia, foi contabilizado o total de 13.381 animais vacinados, sendo 1.902 gatos e 11.479 cães.

Em 2016, Boa Vista ficou em alerta com um caso de raiva humana na cidade, causada por um felino. Este foi o primeiro caso confirmado em Roraima desde 1976. O adolescente de 14 anos veio a óbito e trouxe à tona a doença humana que, de certa forma, estava esquecida pela população. O caso aumentou a procura das pessoas pela vacinação de seus animais domésticos na Unidade de Zoonoses e durante as campanhas.

“Hoje a procura foi intensa em todos os postos e acredito que as pessoas estão mais preocupadas por causa do caso ocorrido ano passado. O município está buscando aumentar ainda mais a adesão da população e consolidar a cobertura contra a raiva”, ressaltou o superintendente de Vigilância em Saúde, Emerson Capistrano.

Em 2015, nas três etapas de vacinação do ano foram vacinados apenas 15.713 animais , o que demonstrou a baixa adesão da população frente à meta que era de 25 mil animais. Em 2016 melhorou, foram 32 mil animais imunizados. Neste ano foram realizadas duas campanhas itinerantes e as duas etapas da Campanha de Vacinação, que resultou em 17.805 animais vacinados em Boa Vista até o momento, representando o cumprimento de mais de 60% da meta anual em apenas três meses.

Muitos donos aproveitaram o dia de folga deste sábado para colocar o cartão de vacina de seus animais em dia. O senhor Gerismar Cardoso, de 44 anos, levou sua gatinha Juma e sua cachorra Safira para receberem a imunização no Centro de Saúde Olenka Macellaro, no Caimbé. “Essa campanha é muito importante porque de certa forma nos alerta para a doença. Então se todos vacinam seus animais, a raiva pode ser erradicada de vez”, disse.

A vacina antirrábica deve ser aplicada anualmente em animais a partir dos três meses de vida, fêmeas grávidas ou em período de amamentação. As demais doses devem ser administradas uma vez por ano. Quem também aproveitou para vacinar a gata Mimi e o seu cão Luke no posto do Olenka foi a funcionária pública, Denis Silva. “Quando vejo que o prazo de vacinação está chegando já fico atenta com as campanhas. Eles estão sempre em contato com todos lá em casa e vacinar significa proteger a família também”, disse ela.

A ideia é que em setembro seja lançada a terceira etapa da campanha para os animais que não receberam as doses nestas duas ações e para os filhotes que nascerem nesse período. Lembrando que a vacina antirrábica é disponibilizada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses do município, localizada na avenida Centenário, nº 469, bairro Centenário.

Ceiça Chaves

 

Deixe uma resposta