Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | ‘Amigos do Rio’ recolhe mais de uma tonelada de lixo do Rio Branco

‘Amigos do Rio’ recolhe mais de uma tonelada de lixo do Rio Branco

“Geladeiras, pneus, e até vasos sanitários foram retirados do rio durante mutirão” - Fotos: Secom/RR

“Geladeiras, pneus, e até vasos sanitários foram retirados do rio durante mutirão” – Fotos: Secom/RR

Dezenas de materiais poluentes foram retirados das margens do rio Branco, na manhã do sábado, 21, durante o mutirão promovido pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e a Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), a Companhia de Polícia Ambiental (CIPA) da Polícia Militar, a Associação Amigos do Rio Branco entre outros.

Esta foi a 5ª edição do projeto Amigos do Rio Branco e Cauamé que também contou com a parceria da Eletrobrás, da Associação dos Barqueiros, da Delegacia do Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Segurança Pública, da Vigilância Sanitária Estadual, da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) e Agência Nacional de Águas (ANA).

A ação reuniu mais de 60 pessoas em 20 barcos e deu início à Semana da Água, evento realizado pelo governo estadual em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Além do mutirão, serão ministradas palestras em escolas públicas de Boa Vista com a temática voltada para a conscientização ambiental e o uso correto dos recursos hídricos.

amigosdorio2O presidente da Caer, Danque Esbell, disse que o objetivo das parcerias é realizar ações de conscientização durante todo o ano. “Queremos criar nas pessoas a consciência ambiental para a preservação dos mananciais. Também já intensificamos as coletas para análises das águas do rio Branco e vamos levar ações de preservação para o interior do Estado também”, informou.

O diretor-presidente da Femarh, Rogério Campos, lamentou a quantidade de resíduos retirados do rio, decorrentes da ação do homem. “A população deve se conscientizar da importância da preservação do rio Branco. Pois, mesmo morando na região amazônica, precisamos cuidar melhor dos nossos recursos hídricos”, disse.

Para o membro da Associação Amigos do Rio Branco, João Ribeiro, a ação tem uma importância imensa. “Eu estou há quase três décadas transportando pessoas pelo Rio Branco. Ele faz parte da minha vida, aliás, da nossa vida. Espero que as pessoas se conscientizem e evitem de poluir nosso rio”, afirmou.

Camila Dall”Agnol e Vânia Coelho

 

Deixe uma resposta