Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Alunos e professores trocam experiências sobre leitura e escrita no IV Expondo e Encantando

Alunos e professores trocam experiências sobre leitura e escrita no IV Expondo e Encantando

O evento integra as ações do Programa Caminhada Literária - Foto: Ascom/SEEDNo próximo dia 26 de agosto, estudante, professores e mediadores de leitura de 23 escolas da Capital terão a oportunidade de socializar experiências e vivencias de leitura e escrita durante o IV Expondo e Encantando, promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) por meio do Programa Caminhada Literária.

O evento, aberto ao público, ocorrerá das 8h às 12 horas e das 14h às 18h, no auditório do Corpo de Bombeiros de Roraima, localizado na Avenida Venezuela, nº 1.271, bairro Pricumã (próximo ao viaduto).

O tema do encontro este ano será “Entre doces e palavras”, em homenagem ao 125º aniversário da poetisa e doceira Cora Coralina. O Expondo e Encantando é uma oportunidade para que os profissionais que atuam nas escolas com a leitura possam trocar ideias, trabalhos e experiências exitosas.

Além disso, a ação também incentiva a participação dos estudantes com o estímulo à leitura, trabalhando ainda a desinibição, expressão corporal com a participação deles em dramatizações e contação de histórias.

As escolas participantes do evento são: Penha Brasil, Lobo D’Almada, Barão de Parima, Euclides da Cunha, Dom José Nepote, Idarlene Severino, 13 de Setembro, Antônia Coelho de Lucena, Diva Lima, Major Alcides, Coema Souto Maior, Maria Raimunda Mota de Andrade.

E também as escolas Ulysses Guimarães, Mário David Andreazza, 31 de Março, Pedro Elias, Vitória Mota Cruz, Caranã, Voltaire Pinto, Raimunda Nonato, Severino Cavalcante, Olavo Brasil e Oswaldo Cruz.

“Esperamos que esse evento seja um momento rico de troca de experiências e aprendizagem, com todos compartilhando criatividade, e o grande atrativo é a participação dos alunos que ilustram com talento os projetos desenvolvidos nas escolas”, destacou Dacilene Braz de Almeida, coordenadora do Programa Caminhada Literária.

Também no dia do evento, o escritor Miranda de Aquino fará uma mesa de autógrafos para o lançamento do seu livro intitulado “Animais ameaçados de Extinção”, Coleção literatura de cordel ecológico intantil, volume V.

Caminhada Literária

Criado em 2008 pela SEED, o Programa Caminhada Literária tem o intuito de desenvolver estratégias de leituras junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual de ensino.

Também oferece formação continuada aos mediadores de leitura, profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura dentro das escolas da rede pública de ensino, para que, com efeito, eles representem um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem.   

Além do Expondo e Encantando, outras ações estão programadas para este segundo semestre letivo. No período de 6 a 10 de outubro, será realizada a Semana da Leitura, com ações diferenciadas em diversas escolas da Capital. E, no dia 10 de outubro, está previsto o III Festival de Contação de Histórias.

No Festival de Contação de Histórias, os próprios alunos auxiliados pelos professores e mediadores de leitura, são os contadores de história. Esta é uma forma dinâmica e divertida para incentivar a prática da leitura, uma vez que os alunos têm que ler um texto e depois contar a história.

Também estão programadas oficinas para os mediadores de leitura, de  24 a 26 de setembro sobre Contação de histórias, de 22 a 24 de outubro oficina sobre Dinamização e organização das salas de leituras e bibliotecas e de 19 a 21 de novembro, oficina Lendo e Dramatizando.  

 

 

 

 

Deixe uma resposta