Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Alunos do Sesc comemoram o Dia do Folclore

Alunos do Sesc comemoram o Dia do Folclore

Crianças participam de atividades culturais - Foto: Ascom/Sesc-RRDia 22 de agosto é o Dia do Folclore no Brasil e o Centro de Educação Sesc realiza atividades comemorativas com encenações de lendas, cantigas de roda, paródias e adivinhas. A atividade será nesta sexta-feira, 22 de agosto, das 10h às 11h30, e  das 16h às 17h30, no Teatro Jaber Xaud, e contará com 375 alunos da instituição na faixa etária de 3 a 5 anos.

Com o tema “Desvendando os Mistérios e as Tradições de um Povo”, os alunos da Educação Infantil do Sesc apresentarão o resultado do trabalho realizado durante o ano. Personagens marcantes do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, Boitatá, Boto, Curupira e a Mula sem Cabeça serão o enredo do evento. 

“Esta ação alusiva ao Dia do Folclore é a culminância de uma série de atividades de sala de aula que desenvolvemos com nossos alunos. Por conta da idade deles, usamos diversos tipos de linguagens para despertar curiosidade das crianças”, disse a diretora regional do Sesc, Cristiane Silva.

Em seu planejamento pedagógico, o Centro de Educação Sesc busca valorizar a cultura brasileira com várias ações que contribuem para despertar o espírito de cidadania entre os alunos. Para o Dia do Folclore, a escola tem o objetivo de aprimorar a linguagem oral, resgatar tradições e estimular a imaginação, além de desenvolver a atenção, o raciocínio e a criatividade.

“Conscientizar sobre  a importância dos valores culturais repassados de geração a geração é primordial para manter a história de um povo. Com este tema, podemos trabalhar de forma educativa as operações matemáticas, leitura de imagens, das palavras e interpretação, bem como a escrita”, complementou a diretora Cristiane. 

Folclore 

A palavra folclore é de origem inglesa. “Folk”, em inglês, significa Povo, enquanto “Lore” significa Cultura. O conceito de folclore baseia-se no conjunto de mitos e lendas, passados de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.

 

 

 

Deixe uma resposta