Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Alunos do IFRR/Câmpus Novo Paraíso participam da primeira colheita de arroz de sequeiro

Alunos do IFRR/Câmpus Novo Paraíso participam da primeira colheita de arroz de sequeiro

Os alunos participaram diretamente da colheita - Foto: Ascom/IFRRA colheita do arroz de sequeiro cultivado em uma área de 2.500m2 , no próprio Instituto Federal de Educação/Câmpus Novo Paraíso, foi feita no último fim de semana. De acordo com o Departamento Técnico do Câmpus Novo Paraíso, o cultivo do arroz, na verdade, foi feito como laboratório experimental para que os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Subsequente e em Regime de Alternância, possam conhecer na prática o que aprendem em sala de aula.

Nos últimos dias, uma turma por vez foi levada a campo para auxiliar na colheita, aproveitando para tirar dúvidas e obter mais  conhecimento técnico dos equipamentos utilizados no cultivo e na colheita manual, a mais empregada na agricultura familiar, e também receber orientações sobre o trato mecanizado do cereal, o mais utilizado nas grandes propriedades.

No caso dessa área experimental, o arroz de sequeiro foi cultivado e colhido após 100 dias do plantio. A cultivar utilizada foi a BR Primavera, a mais conhecida dos pequenos produtores rurais.  

De acordo com o professor da disciplina de Olericultura, Raimundo Almeida Pereira, a atividade é importante para que o aluno coloque em prática o que aprendeu em sala de aula, considerando que recebe toda a orientação técnica numa prévia de campo. “É fundamental para o aluno fazer essa integração das aulas teóricas com as práticas, obtendo esclarecimentos sobre qualquer dúvida que não pôde ser sanada só com as aulas teóricas”, ressaltou.

Para o aluno Alex Rodrigues Cruz, as aulas práticas auxiliam na complementação dos conhecimentos recebidos nas aulas teóricas, e o aluno ainda tem a oportunidade de aprender o modo mais adequado de utilização das ferramentas em campo. “Com certeza, é praticando que se adquire mais conhecimento sobre diversos assuntos que vemos no curso. No caso aqui, a gente está tendo a chance de saber a forma correta de utilizar a ferramenta para a colheita manual do arroz e como se faz essa colheita da forma adequada”, comentou.

O arroz de sequeiro é assim chamado por ser um arroz cultivado em “chão firme”, sem irrigação.

Além do experimento, o Câmpus Novo Paraíso já realizou também o cultivo de melancia, melão, milho, entre outros. Todos serviram como laboratório prático para os alunos e como área demonstrativa para que produtores da região possam conhecer e tirar suas dúvidas.

 

 

 

Deixe uma resposta