Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Agricultura Familiar: investimentos garantem produção de alimentos em Boa Vista

Agricultura Familiar: investimentos garantem produção de alimentos em Boa Vista

Prefeitura recebeu os maquinários utilizados no preparo da terra - Foto: Fernando TeixeiraA agricultura familiar é responsável pela maioria dos alimentos que chegam até a mesa dos brasileiros. E para incentivar o crescimento da produção em Boa Vista, a Prefeitura investe nas famílias que vivem no Projeto de Assentamento PA Nova Amazônia, onde parte dos mantimentos utilizados na merenda escolar das unidades de ensino é produzida.

 

Em novembro do ano passado, a Prefeitura recebeu os maquinários utilizados no preparo da terra. E com a chegada do inverno, o município iniciou os trabalhos nas plantações de 13 famílias. Atualmente, elas produzem feijão em uma área de 20 hectares. A colheita está prevista para outubro.

Agricultora Maria da Conceição - Foto: Fernando TeixeiraPara a agricultora Maria da Conceição, 57 anos, que há 10 anos mora no assentamento, o investimento da Prefeitura é uma oportunidade de crescimento e incentivo a um ramo que sustenta muitas pessoas. “A união dessas 13 famílias com o apoio do município só aumenta o crescimento da agricultura e gera renda aos agricultores que dependem disso para sobreviver”, contou.

Além dos equipamentos agrícolas, a Prefeitura disponibiliza profissionais para manusear o maquinário e prestar assistência técnica. Toda a safra é passada para a cooperativa que é responsável por coletar, armazenar e repassar para o município. Segundo Maria, além da produção de feijão em conjunto, cada agricultor vende individualmente várias frutas e legumes, que saem direto do campo para a cantina das escolas.

“Estamos garantindo merenda de qualidade para as escolas, incentivando e expandindo esse setor que é fundamental para o desenvolvimento do Estado. É uma maneira de gerar renda e garantir uma alimentação de qualidade para as nossas crianças. Estamos empenhados em manter o homem do campo”, disse a prefeita Teresa Surita.

Agricultura familiar

É uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho; são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado.

 

 

 

 

Deixe uma resposta