Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Agentes da Guarda Municipal são capacitados para uso de equipamentos não letais

Agentes da Guarda Municipal são capacitados para uso de equipamentos não letais

A capacitação foi realizada pela empresa Condor - Foto: Semuc/PMBVNa última semana, Guardas Civis Municipais participaram do curso para Operações em Tecnologias Não Letais, no Rio de Janeiro. O treinamento possibilita aos agentes serem instrutores e repassarem o conhecimento à corporação. Eles são os únicos do estado, com formação e certificado habilitados para ministrar o curso.

A capacitação foi realizada pela empresa Condor, fabricante da pistola Spark e componentes químicos. Durante as aulas os guardas aprenderam a manusear e operar equipamentos como: spray de pimenta, granadas de efeito moral, munições de borracha, armas de choque, entre outros, que podem ser usados em situações de tumulto, brigas ou até mesmo em pacientes com surto psicótico.

Há nove anos o guarda, Júnior Moraes, faz parte da corporação. Segundo ele o curso é um investimento para o crescimento profissional de toda a corporação. “Até o momento utilizamos armas sem poder de fogo, mas esse aprendizado nos permite operar qualquer tipo de armamento e nos prepara ainda mais para defender a população em situações de risco”, afirmou.

“A Guarda é responsável pela segurança comunitária, além de auxiliar outros órgãos que fazem a segurança da população. A intenção é sempre capacitá-los para proporcionar maior segurança a todos”, frisou a prefeita, Teresa Surita.

Spark 

É a primeira arma da categoria elétrica incapacitante, produzida no Brasil, cuja ação dura apenas cinco segundos. Passado esse tempo ela é automaticamente travada. As bombas de efeito moral são as armas de baixa letalidade do grupo de explosivos de estilhaço, compostos por plástico e não metal.

 

 

Deixe uma resposta