Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Ação da Setrabes atendeu mulheres da Vila do Roxinho, em Iracema

Ação da Setrabes atendeu mulheres da Vila do Roxinho, em Iracema

Projeto lançado neste mês leva serviços de saúde, cidadania e geração de renda para mulheres na capital e interior – Fotos: Neto Figueredo

Nesta terça-feira, 14, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social), levou à Vila do Roxinho, no município de Iracema, a segunda edição do projeto ‘Mulher: o Governo Mais Perto de Você’, que oferece semanalmente atendimentos de cidadania e saúde para as mulheres.

A Setrabes disponibilizou informações sobre políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, atendimentos psicossociais, oficinas de artesanato, pré-cadastro do programa Balcão de Ferramentas, além oferecer corte de cabelo e design de sobrancelhas grátis às moradoras da região.

As participantes também tiveram acesso a atendimentos de saúde, com enfoque na prevenção, com clínico geral, oftalmologista e outras especialidades, além de exames de mamografia e ultrassonografia, na Carreta Saúde da Mulher e realização de testes rápidos.

A titular da Setrabes, Emília Campos, afirmou que os atendimentos realizados pelas comitivas itinerantes do Governo são muito importantes à população em geral.

“Chegamos a diversas localidades do Estado e encontramos pessoas que precisam de apoio nas mais diversas áreas, principalmente saúde. No caso da prevenção, por exemplo, a mamografia e o ultrassom podem salvar vidas, pois muitas vezes essas mulheres não têm acesso a um posto de saúde básico ou não contam com informações importantes para o seu próprio bem-estar. E isso é parte da nossa preocupação em cada ponto do nosso território”, disse.

A dona de casa Islane Carvalho, de 23 anos, mora no Roxinho. Ela está grávida de seis meses e relatou que participou da ação para saber qual o sexo do bebê por meio da ultrassonografia.

“Estou muito feliz porque já tinha tentado outros encaminhamentos pelo posto de saúde, mas como é complicado o transporte de moto até a sede, então é mais conveniente fazer agora que a equipe veio para a vila”, declarou.

A DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e a Defensoria Pública do Estado também estiveram no evento realizando atendimentos às moradoras da vila.

A próxima ação “Mulher” visitará a Vila Martins Pereira, localizada no município de Rorainópolis no dia 22 de novembro.

O projeto

Lançado no último dia 8, com a proposta de levar uma variedade de serviços de órgãos estaduais tanto em bairros da capital como em locais de difícil acesso no interior do Estado, como comunidades rurais e indígenas, o ‘Mulher: o Governo Mais Perto de Você’ facilita o acesso à saúde e outros serviços que contribuam para o cuidado com sua saúde, garantia de seus direitos e à cidadania.

A primeira ação aconteceu na Feira do Passarão, bairro Caimbé, em Boa Vista, onde foram realizados cerca de 400 atendimentos.

 

Deixe uma resposta