Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Acadêmicos da Estácio promovem ação socioambiental em shopping nesta quarta-feira

Acadêmicos da Estácio promovem ação socioambiental em shopping nesta quarta-feira

estacioatual2Alunos do segundo semestre do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Estácio da Amazônia, promovem nesta quarta-feira, dia 2, uma ação socioambiental de entrega de pilhas e baterias usadas e frascos de perfumes no shopping Pátio Roraima Shopping, no bairro Cauamé, a partir das 20h30.

O professor Adriano Marinho, que ministra a disciplina de Projeto de Sinalização Ambiental, explicou que essa Visita Técnica Guiada pelo empreendimento, costuma ser realizada no início de cada semestre, e acabou ficando conhecida entre os alunos como “Rolezinho no Shopping”. O objetivo, conforme ele, é sensibilizar os alunos para a importância e funções da rede de informações horizontal, vertical e aérea integradas à acessibilidade que estão presentes no shopping. “Esse é um ambiente modelo para visitação in loco e registro ilustrativo para a apresentação posterior de Seminários desses mesmos alunos sobre as Normas Brasileiras 9050 (2004) da ABNT (referentes à sinalização e a acessibilidade)”, salientou.

Dessa vez a visita tem outra motivação. Adriano explicou que os acadêmicos e colaboradores da Estácio se organizaram para promover uma ação educativa e socioambiental. “Os alunos e professor levarão pilhas e baterias usadas para depositar no Posto de coleta da loja C&A, desses resíduos poluentes e tóxicos, além de frascos de vidros de perfume para a loja O Boticário, como forma de contribuir com a coleta seletiva de resíduos recicláveis”, informou.

A campanha, segundo Adriano, foi divulgada em grupos do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, além do chamado “corpo a corpo”, com a mobilização de estudantes de outros cursos, famílias e a comunidade. A coleta acontece até a noite desta terça-feira, dia 1°. “No final, todos ganham com a experiência, alunos, professores, instituições envolvidas, meio ambiente”, reforçou.

Diretamente está envolvida a turma de cerca de 20 alunos do 2o semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico e, indiretamente, as demais turmas de alunos de Design, além de professores e coordenadores da instituição que estão apoiando a iniciativa.

estacioatual3Para o professor, o saldo da aula prática é positivo. “Possibilita uma situação de aprendizado e mostra a abrangência de atuação do profissional de Design Gráfico por meio de Projeto de Sinalização Ambiental. Através dessa experiência, os alunos passaram a perceber informações que antes passavam despercebidas como placas suspensas (sinalização aérea), placas, painéis (sinalização vertical), e até em pinturas no chão e pisos táteis (sinalização horizontal), percebendo que estão cercados por um integrado sistema de sinalização ambiental distribuído verticalmente e horizontalmente, cujo fim é a promoção da qualidade de vida de todos que têm direito a ser guiados e a encontrar os serviços oferecidos nos ambientes que frequentam de forma adequada, acessível e segura”, analisou.

Após a atividade, os alunos apresentam vídeos capturados no próprio passeio e protagonizam discussões calorosas durante as apresentações de Seminários realizadas nas aulas seguintes sobre os Produtos de Design Gráfico percebidos no Sistema de Sinalização ambiental do Shopping, confrontando a realidade local e regional com o disposto nas Normas Técnicas Brasileiras (NBR) da ABNT 9050 (2004), referentes à sinalização e acessibilidade urbanas.

Élissan Paula Rodrigues

Deixe uma resposta