Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Abertas inscrições para o I Festival de Bandas e Fanfarras Escolares

Abertas inscrições para o I Festival de Bandas e Fanfarras Escolares

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março - Foto: Arquivo-Seed

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março – Foto: Arquivo-Seed

Com a finalidade de reconhecer o trabalho das bandas e fanfarras escolares que fazem parte do projeto “Bandas e fanfarras na Escola” e de oportunizar aos jovens músicos a troca de conhecimento e informações na área artística e musical, o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), vai realizar nos dias 15 e 16 de abril o I Festival do projeto Bandas e Fanfarras na Escola.

O evento será realizado no forródromo do Parque Anauá e o edital está disponível no Depe (Departamento de Políticas Educacionais), da Seed. O coordenador do projeto, Antonio Estácio Bezerra, informou que o objetivo do projeto é promover a integração socioeducativa e cultural entre os integrantes das bandas e fanfarras escolares que fazem parte do projeto.

“O intuito principal é incentivar a educação musical dos alunos da rede estadual de ensino mediante a competição sadia, estimulando o aprendizado teórico e prático, além disso, o festival é exclusivo paras as bandas e fanfarras escolares que compõe o projeto bandas e fanfarras na escola”, destacou Bezerra.

De acordo com o edital, os responsáveis pelas bandas e fanfarras escolares, deverão fazer as inscrições até o dia 15 de março, no Depe, no horário das 08h às 13h30. “A inscrição é gratuita e cada banda deverá enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida e histórico da banda. Os documentos devem ser digitados para evitar erros e dificuldade na leitura, como também possíveis enganos na documentação”, adiantou.

Critérios

O edital está disponível e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de março

O edital está disponível e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de março

As bandas serão divididas em três categorias: Banda marcial, fanfarra com até um pisto e banda de percussão. No dia da competição, cada banda e fanfarra e seguirá uma ordem de apresentação pré-estabelecida, conforme ordem de sorteio.

A comissão julgadora indicará as três melhores bandas de cada categoria, o melhor regente de cada categoria, melhor baliza de cada categoria, melhor linha de frente geral e melhor corpo coreográfico geral.

“A premiação será feita através de troféu para os vencedores de 1° ao 3º lugar de cada categoria”, frisou o coordenador.

O projeto

O Projeto “Bandas e Fanfarras na Escola” é de iniciativa da Seed, com o objetivo de incentivar a educação musical dos alunos da rede estadual de ensino. Podem participar os alunos devidamente matriculados e que estejam em pleno exercício de suas atividades escolares.

O projeto abrange 21 escolas, sendo 14 na Capital e sete no Interior do Estado, mas a meta é que ele seja implantado em todas as escolas da rede estadual de ensino. Atualmente, aproximadamente 1.200 alunos estão inscritos no projeto, que foi criado pelo Depe, no final do primeiro semestre do ano passado.

No projeto os alunos têm aulas de teoria musical e aula prática instrumental. As aulas são realizadas na unidade escolar três vezes por semanas em horários opostos das aulas normais, o que faz com que o aluno permaneça mais tempo na escola.

Raniely Carvalho

 

 

Deixe uma resposta