Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | 1ª Brigada de Infantara de Selva inicia Operação Curare IV

1ª Brigada de Infantara de Selva inicia Operação Curare IV

Ações de saúde também fazem parte da operação - Foto: Ascom/IFRRA 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) deu início no dia 11 de agosto, à Operação Curare IV em toda extensão da fronteira roraimense. A operação, sob controle da 1ª Brigada de Infantaria de Selva possui caráter interagência e não se enquadra como uma ação típica de defesa. Trata-se de um conjunto de ações pontuais contra o crime transfronteiriço, que conta com o apoio de vários órgãos federais e estaduais.

Na Operação Curare IV, a 1ª Bda Inf Sl cumprirá o dever legal previsto na Constituição Federal e nas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010, intensificando a presença do Estado Brasileiro junto a faixa de fronteira, contribuindo no combate aos ilícitos transfronteiriços tais como: narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal e garimpo ilegal.

Além da parte de combate a ilícitos, a 1ª Bda Inf Sl, estará realizando ações cívico sociais (ACISO), que consistem em levar o atendimento médico, odontológico e hospitalar aos locais onde concentram famílias das comunidades as quais estão sendo realizadas as operações. Por fim, reforçará junto à sociedade o sentimento de nacionalismo e de defesa da pátria.

Em Roraima, a 1ª Bda Inf Sl realizará a operação com apoio da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal do Brasil (RFB), Agência Brasileira de Informações (ABIN), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), Ministério da Agricultura Pesca e Abastecimento (MAPA), Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR), entre outras agências.

A Operação Curare IV ocorrerá em todo arco fronteiriço e áreas interiores do Estado de Roraima. As áreas de atuação específicas serão mantidas em sigilo para a manutenção do efeito surpresa, permitindo, assim, uma maior eficácia.

 

Deixe uma resposta